Demônios

Você sabe quem são os demônios? Qual a influência que exercem sobre os humanos? Saiba como resistir a Satanás. Tudo em só um lugar!

Demônios — quem são?
Durante os 15 séculos depois que Satanás enganou Eva no Éden, os anjos de Deus viram que Satanás, o Diabo, teve sucesso em desviar de Deus todos os humanos, exceto uns poucos fiéis como Abel, Enoque e Noé (Gênesis 3:1-7; Hebreus 11:4, 5, 7). Alguns anjos também se juntaram a Satanás. A Bíblia se refere a eles como os espíritos desobedientes “nos dias de Noé” (1 Pedro 3:19, 20).

De que forma a desobediência deles ficou evidente?
Na época de Noé, um número não especificado de anjos abandonou a família celestial, veio para a Terra e se materializou em corpos humanos.
Por que fizeram isso? Porque desenvolveram o desejo de ter relações sexuais com mulheres, o que os levou a terem filhos chamados de nefilins, que se tornaram gigantes violentos. Além do mais, ‘a maldade do homem era abundante na terra e toda inclinação dos pensamentos do seu coração era só má, todo o tempo’. No entanto, Jeová Deus não permitiu que essa corrupção da humanidade continuasse. Ele trouxe um Dilúvio global, que eliminou todos os humanos perversos junto com os nefilins. Apenas os servos fiéis de Deus se salvaram. — Gênesis 6:1-7, 17; 7:23.

Os anjos rebeldes escaparam da destruição do Dilúvio, abandonando os corpos humanos e voltando para o céu como criaturas espirituais. Depois disso, passaram a ser chamados de demônios. Eles decidiram ficar do lado de Satanás, o Diabo, que é chamado de “governante dos demônios”. (Mateus 12:24-27) Assim como seu governante, os demônios anseiam ter a adoração do homem.

Os demônios são perigosos, mas não precisamos ter pavor deles porque seu poder é limitado. Quando retornaram ao céu, os anjos desobedientes não foram recebidos de volta na família de anjos divinos fiéis. Em vez disso, foram completamente afastados de qualquer esclarecimento espiritual de Deus, tendo apenas uma perspectiva obscura para o futuro. Na realidade, eles foram confinados a uma condição de escuridão espiritual conhecida como Tártaro. (2 Pedro 2:4) Jeová os restringiu com “laços sempiternos”, de modo que estão na escuridão espiritual. Além do mais, são incapazes de se materializar em corpos carnais. — Judas 6.


O que você deve fazer?
Será que os demônios exercem influência nos humanos?
Sim, e fazem isso recorrendo a “maquinações” ou “artimanhas”, tais como as utilizadas por seu regente, Satanás, o Diabo. (Efésios 6:11, 12, nota) Mas, se aplicarmos o conselho da Palavra de Deus, poderemos nos manter firmes contra os demônios. Além disso, os que amam a Deus passam a estar sob a proteção de anjos poderosos.

Bem antes de criar os humanos, Jeová criou muitas criaturas espirituais. (Jó 38:4, 7) A Bíblia as chama de anjos. (Hebreus 1:13, 14) Deus os criou perfeitos — nenhum deles era um diabo ou tinha algum traço maligno.

Como, então, veio a existir o Diabo?
A palavra “diabo” significa “caluniador”, referindo-se a alguém que de maneira maldosa mente a respeito de outros. “Satanás” significa “Opositor”, ou rival. Assim como um homem antes honesto torna-se ladrão quando rouba, um dos filhos espirituais perfeitos de Deus cedeu a um desejo errado e fez de si mesmo Satanás, o Diabo.
A Bíblia explica da seguinte maneira o processo de autocorrupção: “Cada um é provado por ser provocado e engodado pelo seu próprio desejo. Então o desejo, tendo-se tornado fértil, dá à luz o pecado; o pecado, por sua vez, tendo sido consumado, produz a morte.” — Tiago 1:14, 15.

Foi isso o que aconteceu. Quando Jeová criou o primeiro casal humano, Adão e Eva, o anjo que estava prestes a se rebelar contra Deus observava os acontecimentos. Ele sabia que Jeová ordenara a Adão e Eva que povoassem a Terra com pessoas justas, que adorariam o Criador. (Gênesis 1:28) Esse anjo viu nisso uma possibilidade de ganhar honra e importância. Movido pela ganância, ele cobiçou o que só pertence ao Criador — a adoração de humanos. Em vez de rejeitar tal desejo impróprio, esse filho espiritual de Deus o cultivou até gerar uma mentira e, depois, a rebelião. Veja o que ele fez. O anjo rebelde usou uma serpente para falar com a primeira mulher, Eva. A serpente perguntou-lhe: “É realmente assim que Deus disse, que não deveis comer de toda árvore do jardim?”. Quando Eva citou o mandamento de Deus e a penalidade pela desobediência, a serpente declarou: “Positivamente não morrereis. Porque Deus sabe que, no mesmo dia em que comerdes [do fruto da árvore que está no meio do jardim], forçosamente se abrirão os vossos olhos e forçosamente sereis como Deus, sabendo o que é bom e o que é mau.” (Gênesis 3:1-5) A alegação era que Deus não havia dito a verdade a Adão e Eva. Por comer do fruto daquela árvore, Eva supostamente se tornaria como Deus, com autoridade para decidir o que era bom e o que era mau. Essa foi a primeira mentira já proferida. Por falar essa mentira, esse anjo tornou-se um caluniador e também opositor de Deus. A Bíblia identifica esse inimigo de Deus como “serpente original, o chamado Diabo e Satanás”. — Revelação (Apocalipse) 12:9.


Sede vigilantes
O resultado da mentira que o Diabo contou a Eva saiu do jeito que ele queria. A Bíblia diz: “A mulher viu que a árvore era boa para alimento e que era algo para os olhos anelarem, sim, a árvore era desejável para se contemplar. De modo que começou a tomar do seu fruto e a comê-lo. Depois deu também dele a seu esposo, quando estava com ela, e ele começou a comê-lo.” (Gênesis 3:6) Eva acreditou em Satanás e desobedeceu a Deus. Ela conseguiu que Adão também violasse a lei de Deus. Assim, o Diabo conseguiu que o primeiro casal humano se rebelasse contra Deus. Desde então, Satanás exerce uma influência invisível sobre os assuntos humanos. Seu objetivo? Fazer com que as pessoas deixem de adorar a Deus para adorar a ele. (Mateus 4:8, 9) Portanto, com bons motivos, as Escrituras alertam: “Mantende os vossos sentidos, sede vigilantes. Vosso adversário, o Diabo, anda em volta como leão que ruge, procurando a quem devorar.” — 1 Pedro 5:8.

A Bíblia retrata claramente o Diabo como pessoa espiritual real — um anjo que se tornou corrupto e perigoso. O primeiro passo essencial para nos manter vigilantes é reconhecer que ele existe. No entanto, há mais envolvido em manter os nossos sentidos e permanecer vigilantes. É vital também não desconhecer os “desígnios” de Satanás e seus métodos para desencaminhar as pessoas. (2 Coríntios 2:11)

Quais são as suas tramas? E como resistir a elas?
O Diabo observa os humanos desde a criação da humanidade. Ele conhece a natureza humana — suas necessidades, interesses e desejos. Sabendo também que os humanos foram criados com uma necessidade espiritual, ele astutamente explora essa necessidade. Como? Por alimentar a humanidade com falsidades religiosas. (João 8:44) Muitos ensinos religiosos sobre Deus são contraditórios e confusos. Aos objetivos de quem você acha que eles servem? Os ensinos contraditórios não podem ser todos verdadeiros. Não é possível, então, que muitos dos ensinos religiosos sejam especificamente programados e usados por Satanás para desencaminhar as pessoas? De fato, a Bíblia refere-se a ele como “deus deste sistema”, que cega a mente das pessoas. — 2 Coríntios 4:4.
A verdade divina serve de proteção contra enganos religiosos. A Bíblia compara a verdade da Palavra de Deus ao cinturão que os soldados da antiguidade usavam para proteger os lombos. (Efésios 6:14) Se você adquire conhecimento da Bíblia e vive estritamente de acordo com sua mensagem, como se estivesse cingido com ela, a Palavra de Deus o protege contra ser enganado por mentiras e erros religiosos.

A inclinação espiritual dos humanos leva-os a explorar o desconhecido. Isso os expõe a outro artifício de Satanás. Aproveitando a curiosidade do homem sobre o desconhecido e o misterioso, Satanás tem usado o espiritismo para trazer muitos sob seu controle. Como o caçador que usa a isca para atrair a presa, Satanás usa artifícios como adivinhação, astrologia, hipnose, feitiçaria, quiromancia e magia para atrair e enganar pessoas ao redor do mundo. — Levítico 19:31; Salmo 119:110.
Como evitar ser enlaçado pelo espiritismo? Deuteronômio 18:10-12 diz: “Não se deve achar em ti alguém que faça seu filho ou sua filha passar pelo fogo, alguém que empregue adivinhação, algum praticante de magia ou quem procure presságios, ou um feiticeiro, ou alguém que prenda outros com encantamento, ou alguém que vá consultar um médium espírita, ou um prognosticador profissional de eventos, ou alguém que consulte os mortos. Pois, todo aquele que faz tais coisas é algo detestável para Jeová, e é por causa destas coisas detestáveis que Jeová, teu Deus, as expulsa de diante de ti.”
O conselho das Escrituras é direto: não ter nada a ver com o espiritismo.
E se a pessoa pratica algum tipo de espiritismo e deseja parar? Ela pode imitar os primeiros cristãos na cidade de Éfeso. Quando aceitaram “a palavra de Jeová”, diz a Bíblia, “um número considerável dos que haviam praticado artes mágicas trouxeram os seus livros e os queimaram diante de todos”. Esses livros eram caros. Valiam 50 mil moedas de prata. (Atos 19:19, 20) Mesmo assim, os cristãos em Éfeso não hesitaram em destruí-los.


Satanás se aproveita das fraquezas humanas
Um anjo perfeito tornou-se Satanás, o Diabo, porque cedeu ao desejo de autoglorificação. Ele também despertou em Eva o anseio orgulhoso e egoísta de ser como Deus. Hoje, Satanás controla muitas pessoas por estimular nelas o orgulho. Por exemplo, alguns acham que sua raça, grupo étnico ou nacionalidade é melhor do que a de outros. Que contraste com o que a Palavra de Deus ensina! (Atos 10:34, 35) A Bíblia diz claramente: “[Deus] fez de um só homem toda nação dos homens.” — Atos 17:26.

Uma boa defesa contra os apelos de Satanás ao orgulho é a humildade. A Bíblia nos aconselha a ‘não pensar mais de nós mesmos do que é necessário pensar’. (Romanos 12:3) “Deus opõe-se aos soberbos, mas dá benignidade imerecida aos humildes”, diz ela. (Tiago 4:6) Um bom modo de resistir aos esforços de Satanás é manifestar na nossa vida pessoal a humildade e outras qualidades que Deus aprova.

O Diabo também explora avidamente a fraqueza humana de ceder a desejos sensuais impróprios. O propósito de Jeová era que os humanos tivessem prazer na vida. Os desejos que são satisfeitos dentro dos limites da vontade divina resultam em felicidade genuína. Mas Satanás tenta os humanos a satisfazer seus desejos ardentes de modo imoral. (1 Coríntios 6:9, 10) É muito melhor manter a mente voltada para coisas castas e puras. (Filipenses 4:8) Isso nos ajuda a controlar com firmeza os pensamentos e as emoções.


Continue a resistir ao Diabo
É possível resistir ao Diabo? Sim, é possível. A Bíblia garante: “Oponde-vos ao Diabo, e ele fugirá de vós.” (Tiago 4:7) No entanto, mesmo que você se oponha a Satanás, ele não vai desistir imediatamente. Também não vai parar de tentar causar-lhe dano no futuro, à medida que você adquire conhecimento sobre Deus. Ele voltará em “outra ocasião conveniente”. (Lucas 4:13) Mas não é preciso ter medo dele. Se continuar-lhe resistindo, Satanás não conseguirá desviá-lo do Deus verdadeiro.

Para resistir ao Diabo, porém, é preciso saber quem ele é e que métodos usa para enganar as pessoas. É preciso conhecer também as possíveis defesas contra suas tramas. Só existe uma fonte confiável para se saber isso: a Palavra de Deus, a Bíblia. Portanto, seja firme na sua decisão de estudar as Escrituras inspiradas e pôr em prática o que aprende.

Ao decidir estudar a Bíblia, é preciso dar-se conta de que Satanás pode usar a oposição ou a perseguição para fazê-lo desistir de aprender as verdades da Palavra de Deus. Alguns entes queridos talvez se irritem porque você estuda a Bíblia. Talvez porque não conheçam as verdades maravilhosas contidas nela. Outros talvez zombem de você. Mas será que ceder a tais pressões agrada a Deus? O Diabo quer que você desista de aprender sobre o Deus verdadeiro. Por que deixaria Satanás vencer? (Mateus 10:34-39) Você não lhe deve nada. A Jeová você deve a própria vida. Portanto, resista ao Diabo e ‘alegre o coração do Senhor’. — Provérbios 27:11.


VOCÊ PODE QUERER LER...
10 erros que um casal não pode cometer (CLIQUE AQUI) -1. Levar tudo o que acontece dentro de casa para os pais (Gn 2:24). É preciso cortar o cordão umbilical...
 
Como controlar minhas emoções? (CLIQUE AQUI) - É na mente que estão arquivadas todas as nossas lembranças, boas e ruins, como se fosse um arquivo morto. É na mente que estão alojadas as maiores...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Identifique-se e comente!