Como controlar minhas emoções?

É na mente que estão arquivadas todas as nossas lembranças, boas e ruins, como se fosse um arquivo morto. É na mente que estão alojadas as maiores fortalezas, ou complexos. É na mente que atuam vários tipos de espíritos.

Alguns tipos de espíritos que operam na mente:

·           Orgulho;
·           Incredulidade;
·           Rebelião;
·           Amargura;
·           Crítica;
·           Inferioridade;
·           Ciúme;
·           Suspeita;
·           Medo;
·           Fracasso;
·           Competição;
·           Sentimento de culpa;
·           Dúvida;
·           Auto-condenação;
·           Rejeição;
·           Ressentimento;
·           Insegurança;
·           Auto-piedade;
·           Timidez;
·           Fantasia;
·           Depressão;
·           Confusão;
·           Engano;
·           Intelectualismo;
·           Mentira;
·           Ódio;
·           Medo de não ser aprovado;

Quando chegamos para o reino de Deus trazemos muito lixo mental, e agora precisamos:

·          Ajustar nossos pensamentos com os pensamentos de Deus.
Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o SENHOR. Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos.” Isaías 55:8-9.
·           Precisamos ter a mente de Cristo, santa, pura.
·           Ler a mente renovada pela palavra.
E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.” Romanos 12:2.

Tudo que fazemos e dizemos é reflexo do que está em nossa mente. Nossas decisões e atitudes estão refletindo o que ali se estabeleceu.
Nossa mente é como um computador, só sai o que entrou, como um programa. A fonte que alimenta a mente deve mudar. Se alimentar com a palavra de Deus (reprogramar).
Oh! quanto amo a tua lei! É a minha meditação em todo o dia.” Salmos 119:97.


Características dos maus espíritos que atuam na mente:


·    Os pensamentos de maus espíritos invadem, vem de fora para dentro. Entrando pela porta da mente. Pensamentos alheios a nossa escolha ou controle. Entram sem avisar (sugestão). É preciso rejeitar pelo exercício da vontade.
·  Os espíritos demoníacos forçam, empurram, coagem o homem a agir imediatamente. Algo repentino, como: “Atire-se pela janela”, ou “Porque não joga seu carro contra o outro”. Ex.: Suicídio dos índios ianomâmis (http://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.jsp?id=32673). O Espírito Santo não obriga.
·    Causam confusão mental. Seus pensamentos se confundem, paralisando a mente e fazem com que a pessoa não pense de modo claro. O branco na mente é sintoma de uma influência estranha.


Tudo isso tem um objetivo: controle da mente

Precisamos ajustar nossa vontade com a vontade de Deus. Nossa vontade precisa ser redimida, sujeita ao Espírito Santo. “Seja feita a tua vontade e não a minha...” Lucas 22:42.

Jesus sempre agradou o Pai porque nunca fez sua própria vontade, mas sim a vontade do Pai. “E aquele que me enviou está comigo. O Pai não me tem deixado só, porque eu faço sempre o que lhe agrada.” João 8:29

Precisamos ajustar nossa vontade a vontade de Deus

Nossa vontade deve ser fortalecida pela Palavra de Deus a fim de executarmos Sua vontade. E, independente do que sentimos ou não, devemos caminhar pela Palavra de Deus.


Como vencer os sentimentos negativos

·           Olhando às circunstâncias do ponto de vista de Deus.
Ex.: Josué e Calebe viram a possibilidade de vencer os inimigos e tomar a terra. Os demais espias viram os gigantes.
Ex.: Davi e Golias. Os israelitas viram que Golias era grande demais para ser enfrentado. Davi viu que: a testa do gigante era grande demais para errar uma pedrada.
Porque andamos por fé, e não por vista.” 2 Coríntios 5:7
Não atentando nós nas coisas que se vêem, mas nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, e as que se não vêem são eternas.” 2 Coríntios 4:18

·           Muitos cristãos se preocupam demais com seus sentimentos. Exageram na importância deles.


Efésios 6:13 fala do dia mal. Mas... Que dia mal?

“Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes.” Efésios 6:13

Sabemos que temos que andar pela fé e não pelos sentimentos, mas é muito comum voltar ao hábito de tomar decisões e julgar nossos valores pessoais ou nossa espiritualidade baseados no que estamos sentindo.

Até que ponto nossas emoções são importantes?
Para se ter uma resposta correta precisamos descobrir o ponto de vista de Deus.
Deus se preocupa com nossos sentimentos, mas muito mais com nossas: Ações, Pensamentos e Palavras.

Não encontramos na palavra de Deus nada como devo me sentir:
Os ensinamentos são claros sobre:
1 - Como devo me comportar.
2 - Como devo pensar.
3 - Como devo falar.

A razão disso é que Deus sabe que de nada adiantaria ordenar como o homem deve se sentir, já que Ele nos criou incapazes de obedecer esse tipo de ordem. Não há como decidirmos como vamos nos sentir.
  
Deus nos dotou com capacidade de usar nossa vontade para fazer nossas escolhas. Mas não existe escolha ou decisão que possa produzir as emoções que gostaríamos de sentir.

O que podemos decidir com a ajuda de Deus:
·      O que fazer;
·      O que pensar;
·      O que dizer.


Os sentimentos são controlados ou são consequências dos:
·      Nossos pensamentos;
·      Palavras que dirigimos a nós mesmos (mais a frente abordaremos esse assunto).


Por desígnio de Deus, nossos sentimentos (emoções) são reações involuntárias aos pensamentos que ocupam a nossa mente e as palavras que nos afloram aos lábios, principalmente as que dirigimos a nós mesmos. - O CONTROLE DAS EMOÇÕES DEPENDE DIRETAMENTE DO CONTROLE DE NOSSOS PENSAMENTOS E PALAVRAS.

De certa forma os nossos sentimentos são semelhantes aos nossos sonhos:
São provocados por nossos pensamentos, porém não são racionais ou confiáveis.

Como os sonhos, nossos sentimentos revelam muita coisa a nosso respeito, pois espelham o nosso subconsciente. No entanto, não devemos confiar neles para orientar nossas decisões, e nem valorizá-las demasiadamente, pois podemos correr o risco de perder a objetividade, caindo num mundo de introspecção e misticismo.

Outro perigo: deixar os sentimentos se multiplicarem – um sentimento negativo tende a gerar outros sentimentos negativos.
Ex.: Uma depressão pode gerar um sentimento de culpa por estar deprimido. Especialmente o crente pode se sentir culpado, porque crente não pode ser assim.
Não admitir sentimento de culpa, por exemplo: se eu fosse um crente mais espiritual, não teria esse tipo de sentimento.


Como podemos controlar nossos sentimentos?

Só podemos fazê-lo indiretamente, na medida em que PENSAMOS E FALAMOS DE MODO CORRETO.

Começamos a nos sentir melhor quando corrigimos nossa forma (maneira) de pensar: SOBRE DEUS, SOBRE NÓS MESMOS, A RESPEITO DOS OUTROS E DAS CIRCUNSTÂNCIAS QUE NOS CERCAM.

A mais de 100 anos CHARLES FINNEY (evangelista e teólogo) afirmou:
Estou consciente de que não consigo, por meio de um esforço direto, sentir-me como quero e como quero. Sei que meus sentimentos e todos os estados e fenômenos da sensibilidade são apenas indiretamente controlados por minha vontade. Por um ato de vontade eu posso ordenar ao meu intelecto que considere certos fatos, e desta maneira posso afetar minha sensibilidade e produzir um determinado estado emocional”.
  
Provérbios 23:7 “Como imagina em sua alma assim ele é”. Essa passagem deixa claro que os sentimentos, as paixões e o comportamento do homem são determinados por sua maneira de pensar.

As autoridades no assunto afirmam que os nossos PENSAMENTOS determinam como iremos nos sentir e nos comportar.

Se isso é verdade precisamos aprender a PENSAR corretamente.

Muitos vivem pensando de forma destrutiva há tanto tempo, que nem percebem mais quando seus pensamentos são: NEGATIVOS, CRÍTICOS e PREJUDICIAIS.

Além desses fatores existe a influência SATÂNICA. Ele sabe que os nossos pensamentos são importantes, sabe que se conquistar a mente do homem conquistou todo homem.

MENTE = SEDE DA ALMA.

Por isso procura alimentar-nos de pensamentos distorcidos, enganosos, confusos, para nos deixar desanimados, derrotados e com um senso de condenação.
Ele sabe que não possui argumentos que possam competir  com a palavra de Deus; por essa razão nos incentiva a pensar MEIAS-VERDADES, que não refletem o que sentimos quando estamos deprimidos, a seguir constrói, com argumentos fortes e com base em fundamentos errados (falsos).

Pastora Rose Moreira

VOCÊ PODE QUERER LER...

O Natal veio do Paganismo (CLIQUE AQUI) - PROVAS NA HISTÓRIA E NA BÍBLIA Enciclopédia Católica (edição de 1911): "A festa do Natal não estava incluída entre as primeiras festividades da...

Conhecendo a Personalidade de Deus (CLIQUE AQUI) - Se você ouvisse o Criador do Universo dizer a seu respeito: “Este é meu amigo” como se sentiria? Afinal, somos meramente humanos e pequenos para ter..