Puro como Diamante

Não despreze a tua mocidade, não te faças negligente para com o Dom que há em ti, o qual foi concedido por Deus.

Nosso espírito está intimamente relacionado com nossos assuntos sentimentais. Se o Espírito Santo ainda não controla o seu espírito, que por sua vez, controla seus pensamentos e suas ações, esteja certo, então, que há algo seriamente errado aí.

Somos jovens apenas uma vez na vida, deveríamos estar juntos freqüentemente e passar momentos encantadores, mas o prazer que deixa um sentimento de culpa na consciência da gente não é um prazer verdadeiro, é um divertimento que custa caro demais.

A onda do momento se chama “ficar” e significa "brincar de estar amando", "dizer e fazer coisas que não queremos com o coração", "criar uma falsa impressão". O preço que a gente tem que pagar por haver despedaçado propositadamente o coração de alguém, (e inconscientemente o nosso) fazendo repentinamente em mil pedaços todos os sonhos e esperanças da sua vida, é alto demais. A Bíblia diz: "Pois aquilo que o homem semear, isto também ceifará" (Gálatas 6.7).

Se você deseja um casamento feliz, vigie suas ações em quanto ainda estiver solteiro! Você poderá facilmente cair em condenação. O casamento infeliz é precisamente o resultado de uma mocidade desregrada e egoísta. Deus nos ensina a nunca fazer a outros o que não gostaríamos que fizessem a nós, e também que devemos amar nosso próximo como a nós mesmos.

O FICAR (= FLERTAR) por mais divertido e inocente que seja no princípio, é sempre uma árvore decepcionante que no fim dá frutos amargos de remorso e tristeza. Ele se torna um vício, torna-se uma parte da sua natureza, e depois do casamento, você não consegue permanecer fiel a uma pessoa só! Você fica tão acostumado a faltar à palavra empenhada até por não ter um compromisso sério, e a ver o coração tão endurecido diante do sofrimento e a aflição da outra pessoa. Isso significará um lar desfeito, um companheiro cujo coração, cujo amor e cujo futuro você arruinou e traiu!

Você não estaria disposto a preferir ter menos "aventura, popularidade e diversão", mas ser verdadeiro para com aquilo que a sua consciência lhe diz que é correto diante de Deus? O que o apóstolo Paulo quis dizer ao escrever Rom. 12.1,2? Estes versículos constituem um chamado (rogo) a uma vida consagrada em gratidão a Deus. O verbo “apresentar” (receber desafio; colocar a disposição de; conceder) no vers. 2 faz referência a uma mente renovada pela palavra de Deus e seu Espírito Santo, e não ser moldado pelas pressões do mundo, mas adotar uma nova maneira de pensar e de agir. “Mas para os que crêem, seja exemplo na conversa, na conduta, no amor, na fé e na pureza”. (I Tim. 4.12).


O CORPO COMO TEMPLO DO ESPÍRITO SANTO:

1. SEXO FORA DO CASAMENTO:
·        –   Por que a bíblia proíbe o sexo pré-marital?
 Efeitos Posteriores - Prov. 5.3, 4 (doenças sexualmente transmissíveis) – veja o aviso em Pv. 5.11, 12.
 Quem pratica sexo antes do casamento peca contra seu próprio corpo – I Cor. 6.18.
Também podemos citar como resultado: Culpa e decepção, geração de filhos ilegítimos e outros. Nas relações sexuais pré-maritais, dá-se ênfase à gratificação pessoal, aos aspectos físicos do sexo. O respeito mútuo é minado pela paixão descontrolada. Uma vez que se formem tais padrões egoístas, eles são difíceis de romper, e podem, com o tempo, provocar estragos no relacionamento.
• Paulo fala também das carícias íntimas excessivas – “ninguém defraude a seu irmão”, ou seja, não levante desejos sexuais que não podem ser satisfeitos legitimamente.

É necessário ter intenções e motivações corretas para namorar. Isto é santidade. Por isto o namoro deve ter dignidade, espiritualidade e responsabilidade.

OBJETIVIDADE: desenvolver um relacionamento. Ler I Ts. 4.1-8.

Lembro que a vontade de Deus estará em conformidade com a Sua Palavra, ou seja, “não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis” (II Co. 6.14-18). Os princípios de Deus são inegociáveis, obedecendo-os, você escolhe a BÊNÇÃO, desobedecendo-os, você abraça a MALDIÇÃO. Deus quer fazer parte de todas as situações de nossa vida (I Cor. 10.31), e principalmente de nosso lar cristão.

2. MASTURBAÇÃO:
Alguns jovens tentam aliviar a excitação sexual se masturbando, mas isso pode resultar em sérios problemas. A bíblia diz: “Amortecei os membros do corpo...” (Col. 3.5). Masturbar-se é exatamente o oposto de amortecer o apetite sexual, pois essa prática estimula e aumenta ainda mais esse apetite. Ela pode torná-lo escravo dos seus desejos (Tito 3:3). Tenha coragem de falar sobre isso com alguém que irá lhe ajudar em oração e aconselhamento. É importante conversar com os pais ou com uma autoridade espiritual a fim de fechar as brechas no mundo espiritual, recuperando a intimidade com Deus e autoridade sobre os espíritos das trevas que trabalham em cima dos nossos erros.

3. HERANÇA FAMILIAR:
Os jovens quando se casam não se casam somente entre si, mas também com a família de ambos (princípios, comportamento, tradições, etc.). Nossa família influencia nossa personalidade e nosso temperamento, e vai influir muito no nosso casamento. O que a moça é com os pais, será com o esposo e vice-versa. É NECESSÁRIO QUEBRAR MALDIÇÕES.

4. CUIDANDO O TEMPLO DO ESPÍRITO:
·         – Cuidados com o corpo:
  Higiene – Templo com cheiro agradável. (1 Tim. 4.15, 16);
 Alimentação – Comer moderadamente.  (I Cor. 10.31; Rom. 14.17, 20, 21; I Coríntios 6.12).
Glutonaria - Qualidade de glutão; gula, voracidade, edacidade, que come com avidez. Gula - Excesso na comida e na bebida. Apego excessivo a boas iguarias. Avidez  - Desejo ardente, imoderado, veemente, de alguma coisa. Ansiedade, sofreguidão. Cobiça, ambição.




Prª Rose Moreira