Apocalipse

• Para quem estas cartas foram escritas? Para as 7 Igrejas da Ásia Menor.
• E a quem se destinam? Aos irmãos que vivem nos últimos tempos: nós.
• E quem necessita mais: nós ou nossos irmãos daquela época? Os cristãos daquela época sofriam servindo de espetáculo ao serem entregues a arenas e fogueiras e não tinham direito à cidadania. A Igreja precisava se esconder para sobreviver. A Igreja estava se desfalecendo e por isso Jesus Cristo interveio mandando estas cartas para que a Igreja primitiva se fortalecesse, mas as suas revelações são para os nosso tempos.


Apocalipse 02:07 - "Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida, que está no meio do paraíso de Deus."
Árvore da Vida - Entendemos que Deus restituirá o Paraíso dele. O fruto é a vida eterna. Se Adão e Eva não tivessem desobedecido a Deus comendo do fruto proibido viveriam até hoje.
Paraíso de Deus - É a Nova Jerusalém.


Apocalipse 02:17 - "Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer darei a comer do maná escondido, e dar-lhe-ei uma pedra branca, e na pedra um novo nome escrito, o qual ninguém conhece senão aquele que o recebe."
Maná escondido - Quando o povo hebreu andava no deserto do Egito, Deus mandava do céu o maná que fazia com que eles andassem dias e dias sem comer mais nada, algo que ao natural é impossível. Nos dias de hoje, entendemos que esta maná seja a palavra de Deus, o alimento espiritual desconhecido do mundo que mesmo parecendo não ter efeito em nós, nos fortalecendo permitindo que prossigamos sem desfalecer.
Pedra branca - O Imperador Romano, quando queria honrar alguém, reunia o povo, chamava a pessoa e lhe dava uma pedra muito valiosa na qual estava escrito seu novo nome.


Apocalipse 03:05 - "O que vencer será vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida; e confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos." 
Vestes brancas - Porque seremos sacerdotes e purificados.


Resumo do Estudo Bíblico sobre Apocalipse
Pastor João Carlos Moreira