O Nome de Deus


Quando conhecemos o propósito de nosso Criador para conosco passamos a entender o porquê de certos acontecimentos em nossas vidas.
Certamente você já disse a Deus: "Senhor, eu quero te servir. Usa-me!". Quando pronunciou estas palavras, pensou bem nelas?
Jeová Deus é um Criador detalhista e com grande poder; um Pai amoroso e fiel, e um amigo incomparável! 
Se estamos a serviço do Rei, devemos saber como agradá-lo, como entrar em sua presença, e de que maneira nos comportar diante dEle.
  
Consegue se imaginar conversando com Deus? A própria ideia disso assusta – um diálogo com o Soberano do Universo? De início você hesita, mas, daí, consegue falar. Deus escuta, responde e até lhe permite fazer qualquer pergunta. Que pergunta você faria? 
Muito tempo atrás, Moisés passou por esta situação. E a pergunta que ele fez a Deus pode lhe surpreender. Ele não perguntou por si mesmo, de seu futuro, ou mesmo da aflição da humanidade. Ele perguntou o nome de Deus. Que pergunta estranha! Ele já sabia o nome. Mas esta pergunta teve um sentido mais profundo e também foi a mais significativa que poderia ter feito. (Êx. 3:1-12)
Quando conhece alguém, qual é a primeira coisa que você faz? Não é perguntar o nome? Nosso Deus não é um ser sem nome e distante, impossível de se conhecer ou entender. Embora seja invisível, é uma pessoa e tem nome. “Jeová” que é traduzido de um tetragrama hebraico, que significa “Ele Causa que Venha a Ser”. Aquele que trouxe à existência todas as coisas. As quatro letras hebraicas são representadas em muitas línguas pelas letras JHVH ou YHWH. 

A Bíblia sagrada traduzida por João Ferreira de Almeida, na versão da Imprensa Bíblica Brasileira: O nome de Jeová aparece em Êxodo 6:2,3 e também Gên. 22:14;  Ex.17:15; Juí. 6:24; Eze. 48:35 -Observar a nota ao pé da página de outras versões.
A Bíblia Sagrada traduzida por João F. de Almeida, edição Revista e Corrigida: Encontramos o nome Jeová em Gên. 15:2,8; Êx. 34:6; Salmos 83:18; Isa. 12:2. Também Jer. 32:17; Eze. 34:30, 31; Amós 9:8.

Sobre Êxodo 6:3 diz: “O meu nome Adonai”: o texto original tráz "Javé". Os Judeus, no entanto, passaram mais tarde a não mais pronunciá-lo, por medo de enunciá-lo em vão, mas diziam em seu lugar “Adonai”, i.e. “meu Senhor”. (Bíblia Sagrada traduzida por Matos Soares-8ª edição)

Quando Moisés perguntou o nome daquele que falava com ele (nome que já sabia, pois fazia séculos que as pessoas o usavam), na verdade, indagava a respeito da pessoa representada pelo nome. O que poderia dizer a Israel que edificasse sua fé no Senhor e os convencesse que realmente os libertaria. E Deus respondeu quem era, e que mostraria. Êx. 3:14. Esta resposta estava ensinando a Moisés, e também a nós, o que esse nome implica. Ele ‘mostraria ser’, se tornaria, faria o que fosse preciso para cumprir as suas promessas.

“Qualquer que seja a situação ou a necessidade..., Deus ‘se torna’ a solução para essa necessidade.”  Certamente, esse nome inspirava confiança em Deus e pode fazer o mesmo por nós hoje. Salmo 9:10

Prª. Rose Moreira