Amor


Servimos o Deus do amor, Ele é amor em sua essência (I João 4.8). Se alguém abre seu coração para que Deus trabalhe, este alguém conseguirá amar o seu próximo com maior facilidade, e até mesmo os seus inimigos. AMAR! E não fingir.

Os dois primeiros mandamentos implicam em amor (Marcos 12.29-31): amor a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo. Não se iluda, amor não é um sentimento que nasce do nada, que apenas brota, isso se chama paixão. A paixão é a atração pelo mistério, pelo desconhecido, pelo escondido, pelo perigoso. Quando começamos a conhecer uma pessoa nos seus defeitos e fraquezas, vemos que a paixão se consome, e a partir daí escolhemos se queremos continuar a ver essa pessoa e a manter uma relação com ela. Ou seja, é aí que escolhemos se queremos começar a amá-la ou não.

Depois que entendemos a força do amor e do Deus do amor, entendemos também como pode haver uma ordem para que amemos nossos inimigos (Mateus 5.43-48). O amor é maior sentimento que existe, é o mais forte (1 Coríntios 13.13).

Algumas pessoas pensam que isso seria impor o amor, e então não seria um genuíno sentimento, mas uma falsidade. É aí que há o engano, nisso não há imposição, mas sim uma ordem para que deixemos nosso orgulho de lado. Essa é a maior oposição ao amor, pois quando estamos orgulhosos, somos incapazes de ouvir a voz do Espírito e de deixar entrar em nós a doce e amorosa voz dEle. Quando estamos orgulhosos, estamos incapazes de exercer a empatia (colocar-se no lugar do outro) e apenas vemos a nossa dor, o nosso problema, a nossa honra, o nosso orgulho ferido, e não vemos que o outro é mais fraco, que o outro precisa de ajuda, que o outro também, e que poderíamos estar no lugar dele e que alguém também poderia estar se negando a nos amar.

Pense: "Eu, porém, vos digo: AMAI a vossos inimigos, BENDIZEI os que vos maldizem, FAZEI BEM aos que vos odeiam, e ORAI pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus." (Mateus 5:44) 

Amar não é fácil, é difícil sim, assim como perdoar, mas há uma recompensa. Se é uma ordenança, obedeça para que você seja mais feliz.