Unidade na Adoração – Parte 2




 LOUVOR E ADORAÇÃO – A ESTRUTURA DO MINISTÉRIO:
“A fim de que nós, os que primeiro esperamos em Cristo, sejamos para o louvor da sua glória” Ef. 1:12    

Adoração é um propósito bíblico que deve ser alvo de todo cristão, em qualquer ministério. "Porque, em amor nos predestinou para sermos adotados como filhos, por meio de Jesus Cristo, conforme o bom propósito da sua vontade, para o louvor da sua gloriosa graça, a qual nos deu gratuitamente no amado." Ef. 1:5,6.

A equipe pastoral conta com um líder em tempo integral (em alguns casos sustentado pela igreja). Sua responsabilidade consiste em alimentar as ações que mantém a visão bíblica de adoração da igreja, e em equipar e treinar as pessoas que servem nos ministérios sob sua liderança. Também  espiritualmente, cuidar delas. 

O líder do ministério de adoração tem sob sua responsabilidade e liderança, 14 ministérios que promovem a adoração na igreja por meio da arte.
Além de liderar todos esses voluntários, membros da igreja, o líder de adoração deve planejar, junto com o pastor titular ou responsável, as celebrações coletivas e os eventos da igreja, como congressos e outros.

A seguir, veja uma pequena descrição das responsabilidades de cada ministério:

01 – Ministério de Dança:
É um ministério formado por jovens, geralmente moças, adolescentes e crianças. Consiste em: interpretar uma música através de movimentos, gestos, expressões faciais e corporais que exaltam a pessoa de Deus.
Tem como visão principal adorar a Deus e proclamar sua palavra por meio da expressão corporal.
Sua missão é trabalhar a vida espiritual de seus integrantes para que adorem a Deus em espírito e em verdade, e habilita-los tecnicamente para melhor servirem ao Senhor. Participa de algumas celebrações da igreja.
Há dentro desse ministério, um segmento para trabalhar em projetos evangelísticos e de ação social, a dança de rua.
O ministério apóia as congregações e oficinas para treinamento e consolida a visão com as várias faixas etárias da igreja.

02 – Ministério do Coro:
Sua visão é louvar, ministrar ao corpo, e proclamar o evangelho por meio da música coral, buscando a excelência no fazer e a integridade no ser. Com repertório variado, ministra nas celebrações da igreja e em projetos especiais de evangelização. O coro pode ser gospel misto, com acompanhamento da banda, ou somente vozes (quatro vozes). O grupo promove encontros regulares para comunhão, momentos devocionais e ensaios.

03 – Ministério da Orquestra:
Reúne os instrumentistas da igreja, abrangendo os naipes de cordas, madeiras, metais e percussão. Nem é preciso dizer que, é essencial que tenham conhecimento de música.
O encontro entre eles deve ser semanal para ensaios. Servem nos cultos, celebrações especiais e em projetos evangelísticos.

04 – Ministério de Eventos e Projetos Especiais:
Supervisiona, planeja e operacionaliza os projetos e eventos necessários à manutenção e ao crescimento da visão da igreja.
Em conjunto com outros ministérios, seu sistema mobiliza muitos voluntários por evento, os quais se responsabilizam por todos os processos, desde o contato com preletores até os serviços de manutenção e limpeza necessários à realização do projeto.

05 – Ministério de Teatro:
Promove os cinco propósitos da igreja por meio da arte cênica. Seus integrantes devem se reunir de uma a duas vezes por semana para desenvolver a sua vida devocional, os relacionamentos, a espontaneidade e as técnicas de comunicação.
Com pequenas peças que auxiliam na comunicação da mensagem, o grupo atua em algumas celebrações e em eventos de evangelismo integrados com outros ministérios. Também prepara líderes para trabalharem com as diversas faixas etárias da igreja.

06 – Ministério de Imagem:
Dá suporte nos eventos, edita material para ilustração de sermões e de musicais. Produz também vídeos com testemunhos para os batismos periódicos. Este exige de seus integrantes muito esforço e dedicação.

07 – Projeto de Adoração com Crianças:
Os servos que irão trabalhar nesta área devem ter preparação padagógica e confirmação de ministério, pois estarão formando o perfil de futuros levitas.

08 – Projeto de Adoração com Adolescentes:
09 – Projeto de Adoração com Jovens:
Esses ministérios são responsáveis por treinar seus líderes, fornecendo o suporte necessário para a criação e execução de projetos especiais, para a capacitação técnica e principalmente para sua integração com toda igreja. Os projetos de artes com essas faixas etárias envolvem coros, bandas e equipes que ministram louvor nas reuniões de seus grupos. Por isso, a necessidade de verdadeiros líderes, bem preparados na área musical e maduros espiritualmente.

10 – Ministério de Som:
Tem como visão auxiliar todos os ministérios da igreja na comunicação, para que a mensagem pregada, cantada ou interpretada chegue ao ouvinte o mais claramente possível. 
É uma equipe. E deve ser treinada e preparada também psicologicamente para estar à disposição da igreja nos eventos habituais, especiais e de evangelismo.

11  - Ministério de Intercessão:
Tem como visão apoiar, por meio da oração, os diversos ministérios e seus líderes, as famílias da igreja e cada membro que apresenta uma necessidade e gratidão específica.
O grupo deve se reunir semanalmente para orar e manter uma equipe sempre em oração durante as celebrações coletivas.
É de suprema importância que os integrantes deste ministério tenham convicção e visão bem claras de suas responsabilidades e o que Deus deseja delas.

12  -  Ministério de Louvor:
É o ministério que cuida da preparação musical dos cultos. Atua na realização dos arranjos musicais, das escalas de músicos e ministros e dos ensaios. Cuida da preparação espiritual dos componentes.
As escalas devem ser repassadas com antecedência para que haja uma preparação. Como já vimos anteriormente, no A.T. todos os responsáveis pelo louvor eram muito bem preparados para realizarem suas funções.

13 – Ministério de CIA de Adoração:
Trata-se de uma cooperativa de artes (ou escola na própria igreja) que abrange: um estúdio profissional, que serve às igrejas locais; um site, que promove a visão e a interação com ministérios de outras localidades; uma editora voltada à publicação de partituras e livros sobre adoração; e uma oficina de artes.
Este ministério abrange também o ensino de instrumentos de banda e de orquestra, música vocal e dança. E promove treinamento, em diferentes áreas relativas ao ministério de adoração nas igrejas. 
Na visão de uma igreja dirigida por propósitos, os propósitos da adoração se constituem em traduzir a mensagem para o contexto da comunidade local e proporcionar um profundo ambiente de relacionamento do cristão com Deus, de modo que a presença do Senhor seja sentida e sua mensagem, compreendida pelos que não são cristãos presentes à celebração.
Uma vez que o membro da comunidade é atraído para a multidão de freqüentadores da igreja, a adoração tem, de não apenas sensibiliza-lo mas também desafia-lo a uma vida de compromisso com Cristo. Esse é o primeiro passo em direção ao núcleo da igreja, onde se encontram os que servem no ministério.
É durante o culto que o visitante pode decidir tornar-se membro da família cristã, por meio de uma experiência pessoal com Jesus.
Nós como seguidores de Cristo, precisamos ter convicções exatas sobre ministério. E tudo o que fizermos, deve ter um propósito. Pois os verdadeiros adoradores são procurados por Deus.
Como vimos no início, Jesus disse à mulher samaritana que Deus busca seus adoradores. E não deixemo-nos enganar. Estamos na era da informática, e a mídia tem sido um grande instrumento! Mas templos grandes e cheios não são prova de bons ministros, nem tão pouco da presença e operação de Deus.
Meditando a respeito de Elias (1 Reis 18:21-40) concluímos que a religião da maioria sempre declina, pois cresce no número e perde na santidade, no caráter e na fidelidade. “...larga é a porta e muitos são os que entram por ela...”.

14 – Ministério de Comunicação:
É responsável pela criação e divulgação, bem como, impressão de toda a propaganda, acompanhamento e desenvolvimento da mesma, seja de forma convencional ou virtual. Promove o treinamento de pessoas que servem na recepção dos visitantes e convertidos. Cuida também da comunicação visual e programação.
Esse  atua, ainda, como suporte para eventos realizados pelos outros ministérios da igreja. 

II  “MORDOMOS DO SENHOR” - Mateus 25: 14-29 (Leia com atenção):
Você já parou para pensar sobre o que isto significa?    O Mordomo nada mais é que um Administrador de bens, de uma casa e de tudo aquilo que lhe é colocado às mãos.
Quando o Senhor nos confiou um ministério, certamente esperava que cuidássemos com zelo e respeito do mesmo, pois somos seus ministros aqui na terra. 

Vejamos quais são as qualidades de um bom mordomo:

01 - Entrega  sua vida a serviço de seu Senhor -  Rom. 6:16
Este é um servo, e sente prazer em servir em qualquer hora e tempo. Sua vida agora, é para seu Senhor. Abre mão de suas próprias vontades e vaidades. Veste seu uniforme de trabalho e esquece o mundo lá fora. Deuteronômio 26:1-11 nos ensina que a  verdadeira adoração ocorre quando:
a) Entregamos nossos primeiros frutos. – Deut. 26:2
b) Reconhecemos as obras do Senhor – Deut. 26:3
c) Temos consciência de estar na presença do Deus vivo – Dt. 26:4, 5
d) Somos agradecidos pelos livramentos do Senhor – Dt. 26. 6-8
e) Temos alegria pela providência e abundância do Senhor – Dt. 26:9-11

02 - É experiente e preparado para o serviço proposto -  2 Tim 2:15
O que somos determina o que fazemos. O que fazemos servirá como base para avaliar a nós e nosso ministério. Nosso caráter como ministros, nossa caminhada com Cristo, nosso crescimento espiritual tem uma parte vital na criação do tipo de experiência ministerial que desejamos, na qual Deus libera o poder pelo seu Espírito Santo. É preciso que sejam conhecidos não apenas pelo seu talento, mas também por sua caminhada com Cristo.

Seja vitorioso em seu ministério. Para alcançar vitória, é preciso:

a) Ter bem clara a visão do que Deus deseja de você. “Pondo esta terra diante de vocês” (Dt. 1:8). Visão traz motivação, cooperação, pessoas e recursos financeiros.

b) Planejar e desejar o crescimento de seu ministério. “Que o Senhor, o Deus dos seus antepassados os multiplique...” (Dt. 1:11).
Nem tudo o que cresce é bom, mas o que é bom cresce. Suas realizações nunca serão maiores que seus sonhos. Deus deseja que o Reino dEle cresça.

c) Formar e trabalhar sua equipe de trabalho. “Escolham homens sábios, criteriosos e experientes...” (Dt. 1:15).
Para formar sua equipe, primeiro busque a orientação de Deus. Certifique-se de que estes sejam pessoas:
• Chamadas por Deus;
• Que tenham caráter; 
• Demonstrem competência; 
• Tenham predisposição para aprender; 
• Estejam afinadas com a visão que Deus lhe deu.

d) Promova projetos e ações que supram necessidades dos cristãos e dos não cristãos. Atendam as demandas dos seus irmãos (...) mas também entre um israelita e um estrangeiro.(Dt. 1:16).
Desenvolva projetos que:
• Deus tenha colocado em seu coração;
• Edifiquem os cristãos envolvidos;
• Apresentem Jesus às pessoas que ainda não o conhecem;
Respondam às questões levantadas por sua comunidade;

Ore sempre, intercedendo por todos, pois sabemos que nossa luta é espiritual. Não faça nada sem a completa aprovação do Senhor e busque com todas as suas forças, fazer discípulos, não de si próprio, mas discípulos de Jesus Cristo. Só assim, estaremos falando a mesma língua, e seremos “como um, no Senhor”.

Se Cristo é a cabeça, nós somos o corpo que deve andar em harmonia.
“Como andarão dois juntos, se não estiverem de acordo?” (Amós 3.3)