Esculturas?



1. Não ter?
- Não terás outros deuses diante de mim. (Êxodo 20:3);
- Lançareis fora todos os moradores da terra de diante de vós, e destruireis todas as suas pinturas; também destruireis todas as suas imagens de fundição, e desfareis todos os seus altos. (Números 33:52);
- Não fareis para vós ídolos, nem vos levantareis imagem de escultura, nem estátua, nem poreis pedra figurada na vossa terra, para inclinar-vos a ela; porque eu sou o SENHOR vosso Deus. (Levítico 26:1).


2. Não fazer?
- Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. (Êxodo 20:4);
- Maldito o homem que fizer imagem de escultura, ou de fundição, abominação ao SENHOR, obra da mão do artífice, e a puser em um lugar escondido. E todo o povo, respondendo, dirá: Amém. (Deuteronômio 27:15);
- Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima no céu, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra (Deuteronômio 5:8).


3. Não venerar?
- Então disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás.  (Mateus 4:10);
- Eu sou o SENHOR; este é o meu nome; a minha glória, pois, a outrem não darei, nem o meu louvor às imagens de escultura. (Isaías 42:8);
- Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima no céu, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra; Não te encurvarás a elas, nem as servirás; porque eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos, até à terceira e quarta geração daqueles que me odeiam. (Deuteronômio 5:8-9).


4. Não temer?
- Filhinhos, guardai-vos dos ídolos. Amém. (1 João 5:21);
- Porque os costumes dos povos são vaidade; pois corta-se do bosque um madeiro, obra das mãos do artífice, feita com machado; Com prata e com ouro o enfeitam, com pregos e com martelos o firmam, para que não se mova. São como a palmeira, obra torneada, porém não podem falar; certamente são levados, porquanto não podem andar. Não tenhais receio deles, pois não podem fazer mal, nem tampouco têm poder de fazer bem. (Jeremias 10:3-5).


5. Não servir?
- Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam. (Êxodo 20:5)


6. Procissão?
- Congregai-vos, e vinde; chegai-vos juntos, os que escapastes das nações; nada sabem os que conduzem em procissão as suas imagens de escultura, feitas de madeira, e rogam a um deus que não pode salvar. (Isaías 45:20)


7. Jogar Fora?
- E terás por contaminadas as coberturas de tuas esculturas de prata, e o revestimento das tuas esculturas fundidas de ouro; e as lançarás fora como um pano imundo, e dirás a cada uma delas: Fora daqui. (Isaías 30:22)


8. Destruir?
- Porém assim lhes fareis: Derrubareis os seus altares, quebrareis as suas estátuas; e cortareis os seus bosques, e queimareis a fogo as suas imagens de escultura (Deuteronômio 7:5)
- As imagens de escultura de seus deuses queimarás a fogo; a prata e o ouro que estão sobre elas não cobiçarás, nem os tomarás para ti, para que não te enlaces neles; pois abominação é ao SENHOR, teu Deus. (Deuteronômio 7:25)





7 Verdades Bíblicas sobre Imagens de Escultura


1. São como espantalhos num pepinal
- Porque os costumes dos povos são vaidade; pois corta-se do bosque um madeiro, obra das mãos do artífice, feita com machado; Com prata e com ouro o enfeitam, com pregos e com martelos o firmam, para que não se mova. São como a palmeira, obra torneada, porém não podem falar; certamente são levados, porquanto não podem andar. Não tenhais receio deles, pois não podem fazer mal, nem tampouco têm poder de fazer bem. (Jeremias 10:3-5)


2. Quem as venera, cultua a demônios
- Mas que digo? Que o ídolo é alguma coisa? Ou que o sacrificado ao ídolo é alguma coisa? 
Antes digo que as coisas que os gentios sacrificam, as sacrificam aos demônios, e não a Deus. E não quero que sejais participantes com os demônios. (1 Coríntios 10:19-20)


3. Não tem poder e não tem vida
- Que aproveita a imagem de escultura, depois que a esculpiu o seu artífice? Ela é máscara e ensina mentira, para que quem a formou confie na sua obra, fazendo ídolos mudos? Ai daquele que diz ao pau: Acorda! e à pedra muda: Desperta! Pode isso ensinar? Eis que está coberta de ouro e de prata, mas dentro dela não há espírito algum. (Habacuque 2:18-19)
- São como a palmeira, obra torneada, porém não podem falar; certamente são levados, porquanto não podem andar. Não tenhais receio deles, pois não podem fazer mal, nem tampouco têm poder de fazer bem. (Jeremias 10:5)


4. Ensinam mentira e a confusão
- Eis que todos são vaidade; as suas obras não são coisa alguma; as suas imagens de fundição são vento e confusão. (Isaías 41:29)
- Que aproveita a imagem de escultura, depois que a esculpiu o seu artífice? Ela é máscara e ensina mentira, para que quem a formou confie na sua obra, fazendo ídolos mudos? (Habacuque 2:18)
- Porque naquele dia cada um lançará fora os seus ídolos de prata, e os seus ídolos de ouro, que vos fabricaram as vossas mãos para pecardes (Isaías 31:7)

5. Tornam-se semelhantes a elas quem as venera
- Os ídolos deles são prata e ouro, obra das mãos dos homens. Têm boca, mas não falam; olhos têm, mas não vêem. Têm ouvidos, mas não ouvem; narizes têm, mas não cheiram. Têm mãos, mas não apalpam; pés têm, mas não andam; nem som algum sai da sua garganta. A eles se tornem semelhantes os que os fazem, assim como todos os que neles confiam. (Salmos 115:4-8)


6. Embrutece a pessoa e traz maldições
- Todo o homem é embrutecido no seu conhecimento; envergonha-se todo o fundidor da sua imagem de escultura; porque sua imagem fundida é mentira, e nelas não há espírito. Vaidade são, obra de enganos: no tempo da sua visitação virão a perecer. (Jeremias 10:14-15)
- Maldito o homem que fizer imagem de escultura, ou de fundição, abominação ao SENHOR, obra da mão do artífice, e a puser em um lugar escondido. E todo o povo, respondendo, dirá: Amém. (Deuteronômio 27:15)


7. Não é permitido usá-las como fotografia
- Para que não vos corrompais, e vos façais alguma imagem esculpida na forma de qualquer figura, semelhança de homem ou mulher; (Deuteronômio 4:16)


Obs: A Bíblia manda jogá-las fora
- Eu sou o SENHOR teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão. Não terás outros deuses diante de mim. Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam. (Êxodo 20:2-5)
leia também Is 30:22, 31:7 




Argumento Católico para Imagens de Escultura
Há 3 argumentos que os católicos usam para defender a veneração às imagens. Veja bem porque eles estão equivocados:


1. O caso da serpente de bronze.
Alguns defendem a fabricação e veneração das imagens com base na ordem, dada por Deus a Moisés, de se esculpir a cobra de bronze, Nm 21:8. Jesus porém a vê apenas como uma figura profética do Messias, Jo 3:14. Por isso, a partir do momento que começaram venerá-la, foi preciso destruí-las, II Rs 18:3-4.


2. O caso dos querubins da arca do Senhor.
Outros baseiam-se nos querubins da arca, construídos para ficarem no Santo dos Santos, no templo, I Rs 6:23-28. Analise:
a) Como o povo poderia venerá-los, se o sumo sacerdote era o único que podia ter acesso ao Santo dos Santos, Hb 9:3-7?
b) Como poderiam ser exemplos de veneração, se eles tinham suas faces cobertas pelas asas, sem que pudessem ser vistas?
c) Os anjos condenaram a sua veneração, Ap 19:10, 22:9. 


3. O caso das fotografias e da veneração aos santos.
Outros relacionam a imagem ao uso da fotografia de um ente querido que já morreu ou à estátua de alguém que teve uma vida inspirativa, como por exemplo: Tiradentes. Você já viu alguém fazer o sinal da cruz em frente a foto do falecido ou ajoelhar-se diante de Tiradentes? Neste ponto, Deus condena o uso de figuras de homens com tal objetivo, Dt 4:16, Mt 4:10.